segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

JINGLE BELLS!


O NATAL se passou e eu nem escrevi nada a tempo.

Mas para mim o NATAL não é o aniversário de Jesus Cristo, é apenas mais uma simbologia.

Em um site eu vi um resuminho bem interessante, que dizia basicamente:

"Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma." (Fonte: Mundo Estranho ).

Mas o NATAL tem uma outra particularidade também. Todo ano é mesma coisa. Passam mais de 300 dias e chega o dia tão comemorado pelos capitalistas: o NATAL.

Nele as famílias compram presentes, compram panetone, compram peru, compram champanhe, compram cerveja, compram nozes, compram lentilha, compram uvas, compram de tudo. A ideia de um feriado para lembrar a figura cristã de Jesus e comemorar a paz ficou isolada, passando a importar somente o material.


Mas apesar da fúria capitalista bastante evidente na época natalina, o NATAL é mais um momento de unir a família, que fica tão distante no cotidiano do ano ... (Seria bom que houvessem mais dias assim então, não?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário